sábado, 11 de junho de 2011

O que é preciso...para ser feliz?

Por ordem de prioridades...

Possuir uma casa que me abrigue da chuva, do frio, dos ventos do inverno e do sol ardente dos verões, de boa construção para resistir aos tremores de terra, onde seja possível dormir de maneira cómoda, cozinhar e tomar banho; não tem de ser luxuosa, mas apenas suficiente; televisão por cabo e internet serão extras, mas muito interessantes;

Ter dinheiro que baste para comprar comida que possa cozinhar sem pretensões de gourmet, mas tão somente seguindo com o maior escrúpulo possível a roda dos alimentos (variante: a casa poderá possuir quintal suficientemente grande para que eu possa produzir a minha própria comida, em regime que seja de autosuficiência, ou talvez mesmo em ligeiro excesso que permitirá, vendido, obter dinheiro para comprar o que não consigo produzir);

Ter água de boa qualidade à disposição, e ar não poluído para respirar sem agredir os pulmões que Deus me deu;

Ter filhos, para que os meus genes, que são os genes misturados dos meus pais, possam ser transportados para o futuro;

Ter a certeza de que o meu emprego é firme e de que não o perderei a não ser que faça por isso, e de que o meu vencimento não será reduzido a valores que me não permitam manter a casa, a comida, a água, o combustível no fogão e a educação que os filhos devem receber;

Saber que não estou à mercê de delinquentes e de agressores vários, e que se dela necessitar a polícia acorrerá em meu socorro, bem como os tribunais que me farão justiça...atempadamente;

Confiar plenamente na estabilidade da minha família, e que os seus membros não encolherão os ombros perante as minhas dificuldades, formando ao invés um bastião de defesa em meu redor - como eu farei à volta deles;

Ter plena certeza de igual modo de que, se ficar doente, poderei recorrer a bons médicos e obter os remédios que me curem dos meus males, mesmo que me não me seja possível pagar da minha algibeira os tratamentos de que necessito;

Conseguir viver em paz na minha comunidade (mesmo que por vezes seja necessário combater um bocadinho) onde muitas pessoas, quase todas, me apreciam e respeitam e com quem posso comunicar expressando os meus sentimentos, tão integrada na grande família humana como na pequena sub-família que constitui o meu universo próximo;

Estimar-me a mim mesma, e saber intestinamente que não serei derrubada embora possa oscilar por momentos, confiando nas minhas próprias capacidades para conceber e realizar os meus projectos, enquanto persigo o crescimento constante da minha pessoa em independência e liberdade - sem duvidar (muito) do potencial dos neurónios que me foram distribuídos;

Ser capaz, em suma, de reconhecer que o trabalho que executei é bom, mesmo que tenha sido realizado em mais do que seis dias, e se não for bom, conseguir modificá-lo até que esteja mais perto da perfeição à minha medida...

De que mais precisarei para ser feliz? pois é, já quase me esquecia: de amar...como Jesus amou, se bem me lembro...

Decerto que alguém se aperceberá que antes de escrever estas linhas andei a rever a pirâmide de Maslow...Entretanto, há aspectos que dependerão de se ter ou não um bom governo à frente do país...colocando esses em prateleira à parte, verifico que até tenho praticamente tudo aquilo de que preciso...para ser feliz.

6 comentários:

  1. Gostei muito do texto e da percepção, ao ver escrito, que as coisas que precisamos para ser feliz não são tantas nem tão distantes. Acrescentaria, ter pais que nos ensinem e nos ajudem a caminhar pela vida. Deve estar nas necessidades de segurança de maslow.

    Beijo
    A

    ResponderEliminar
  2. Tens muita razão! É aos meus que devo o ser feliz, afinal...acho que fizeram um bom trabalho...embora o terreno (eu) onde bem semearam não fosse assim tão fértil...

    ResponderEliminar
  3. "Confiar plenamente na estabilidade da minha família, e que os seus membros não encolherão os ombros perante as minhas dificuldades, formando ao invés um bastião de defesa em meu redor - como eu farei à volta deles"

    sem duvidaaaaaaaaaaaa!!! :)))))
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Fundamental, para se ser feliz, é essa certeza!

    ResponderEliminar
  5. "amar"... resume as escolhas de segurança de maslow, do afraga, da corlenone primera e da miriam.

    E foi a palavra que me trouxe as lagrimas aos olhos... por ser tão verdadeira no bastião de defesa que temos em nosso redor, da nossa família (ascendente e descendente!)

    ResponderEliminar
  6. Na verdade...temos muita sorte, esta é que é esta.

    ResponderEliminar