sábado, 23 de abril de 2011

Vejamos, por exemplo...(continuação)

Quanto às notas de candidatura dos últimos alunos colocados, em primeira e segunda fases, em 2010, não se encontram disponíveis na base de dados consultada para todos os estabelecimentos de ensino, para alguns surgindo apenas o número de vagas oferecidas. Para os que as disponibilizaram, as respectivas médias são as seguintes:

1ª fase: 12,05 (valores)

2ª fase: 13,36 (valores)

É possível, no entanto, ser colocado num destes cursos com nota de candidatura 9,70 valores (Escola Superior de Educação de Viseu), 9,83 valores (Escola Superior de Educação de Beja), 9,50 valores (Escola Superior de Educação de Bragança e Escola Superior de Educação e Comunicação de Faro). Em contrapartida, o último aluno a ser colocado (em 2ª fase) no Curso de Ciências da Educação da Universidade do Porto entrou com a nota de candidatura de 15,10 valores.

O que representa, nos dias de hoje, uma média de doze valores (ou mesmo treze) não é comparável ao que representaria no passado, por exemplo nos meus tempos de estudante; mas, mesmo nos facilitistas tempos actuais, não deixam de ser afinal médias dentro do "suficiente"...(Veja-se Endeusamento rápido, post anterior deste blog). Parece, pois, confirmar-se o que eu então disse, que não são os melhores alunos deste País que escolhem o Professorado...pelo menos como regra muito geral.

Consequências? Não falo nelas; são tão óbvias que até dói.

Sem comentários:

Enviar um comentário