segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cinquenta anos depois ...

Cinquenta anos depois, reecontrei uma senhora de quem fui colega, personagem central aliás de um escrito meu, muito magoado e que muito me custou escrever, seja dito.

Nesse in illo tempore éramos alunas da quarta classe, e ela apresentava, como se diz hoje, algumas dificuldades de (ou na) aprendizagem. Jamais perceberei estas subtis diferenças entre "na" e "de", que alguns defendem existir.

Foi ela a primeira pessoa que eu vi apanhar reguadas na mão (chamavam-se "bolos", na altura) por ter feito erros no ditado. Até então, eu não tinha frequentado a escola pública (nem privada) mas sim o ensino doméstico, onde não tinham lugar semelhantes actos de violência demencial.

Não sei o que a M.M. (chamemos-lhe assim) trouxe dentro de si, da sua quarta classe, além de uma boa dose de pancadas e humilhações; quanto a mim, nesse ano aprendi várias coisas interessantes, como por exemplo a mentir, dissimular, aldrabar a senhora professora e defender-me também de pancadas com pancadas - não da mestra, que esta nunca me bateu - mas de outros.

Abençoado seja o ensino doméstico.

Hoje a M.M. não apanharia reguadas, embora de alguma humilhação, já do foro psicológico, se não livrasse decerto. Hoje passaria de ano sem saber nada das matérias, numa injustiça diferente mas igualmente danosa, e num futurível em que viesse a ser minha explicanda olharia para mim com os seus olhos tristes, sem saber que responder à questão em mim recorrente: mas então, menino/menina, um metro quantos milímetros tem? tal como hoje o fazem os meus reais explicandos, alunos do ensino secundário. Como lá chegaram, é mistério, mas só para quem não acompanhou o processo.

Mas que treta de ensino (oficial) foi, e é, este?

Sem comentários:

Enviar um comentário