domingo, 28 de fevereiro de 2010

Calamidade - sim ou não?



"Para a caracterização da Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública, faz-se necessário analisar os fatores preponderantes e os fatores agravantes.

Os critérios preponderantes estão relacionados com a intensidade dos danos (humanos, materiais e ambientais) e a ponderação dos prejuízos (sociais e econômicos). Para esta análise, não servem os critérios absolutos, baseados na visão subjetiva da pessoa. Não servem os modelos matemáticos, pois a realidade é extremamente complexa, com inúmeras variáveis relacionadas com o fenômeno e com o cenário e a vulnerabilidade das pessoas e instalações expostas, que interferem no impacto do desastre.

Nessa avaliação, buscam-se critérios relativos, que levam em conta o impacto sob a ótica da coletividade. É mais importante que pessoal, além de ser mais precisa, útil e racional. Pois do ponto de vista da pessoa atingida, todo desastre tem a mesma importância, avaliação que não deve ser considerada para classificá-lo.

Há que se fazer a análise das necessidade relacionadas com todos os recursos: humanos, materiais, institucionais e financeiros, comparando com a análise das disponibilidades relacionadas com esses mesmos recursos".

População do Chile - mais de 16000000 de habitantes;
Mortes causadas pelo terramoto - 700, até agora;
Prejuízos materiais - neste momento, ainda não contabilizados.

População da Madeira - um pouco mais de 246000;
Mortes causadas pela enxurrada - 42, até agora;
Prejuízos materiais - 1,4 mil milhões de euros.

Decretado o estado de calamidade no Chile, na Madeira não. Alguém sabe porquê?

Sem comentários:

Enviar um comentário