quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pedras




Pedras, material nobre para construção. Uns talharam-nas e afeiçoaram-nas laboriosamente no passado, lubrificando os escopros e os martelos tão somente com o suor que lhes escorria do rosto no esforço duríssimo. Outros, hoje, eivados de vários execráveis "ismos" como facilitismo, despachismo, novo-riquismo - levam-nas à serra circular, onde a coroa de bicos é constelada por pedaços de diamante e o constante jacto de água combate o intenso calor libertado. Assim se obtém as chapas de pedra serrada, que não deixa de ser pedra mas pedra por onde as máquinas passaram, deixando por vezes bem visíveis as marcas das suas garras, e a mão do homem muito pouco.

Mais grave do que simplesmente serrar pedra e utilizar um elemento arquitectural moderno num ambiente antigo é mandar, porém, serrar pedra já de si trabalhada à mão.

Onde se constata que os subsídios da União Europeia podem ser perniciosos, afinal, e que as máquinas tanto podem construir como destruir, isto quando comandadas por cabeças deslumbradas com o seu novo poder.

Assim vai Portugal, assim vão os Açores.

1ª imagem: escada moderna, de pedra serrada;
2ª imagem: pedras de cantaria manual na igreja da Lomba da Fazenda, onde no adro e escadaria vão ser agora substituídas por chapas de pedra serrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário