domingo, 7 de março de 2010

Eu sou Diógenes, o cão...



Por acreditar que a virtude era mais bem revelada na acção e não na teoria, a sua vida consistiu duma campanha incansável para desmontar as instituições e valores sociais do que ele via como uma sociedade corrupta.

São inúmeras as histórias que se contavam sobre ele já na Antiguidade.

É famosa, por exemplo, a história de que ele saía em plena luz do dia com uma lanterna acesa, procurando por homens verdadeiros (ou seja, homens auto-suficientes e virtuosos).

Igualmente famosa é sua história com Alexandre, o Grande, que, ao encontrá-lo, ter-lhe-ia perguntado o que poderia fazer por ele. Acontece que devido à posição em que se encontrava, Alexandre fazia-lhe sombra. Diógenes, então, olhando para a Alexandre, disse: "Não me tires o que não me podes dar!" Essa resposta impressionou vivamente Alexandre, que, na volta, ouvindo seus oficiais zombarem de Diógenes, disse: "Se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes."

3 comentários:

  1. gosto muito desta história. Inspiradora, mas improvável

    ResponderEliminar
  2. Inspiradora, sem dúvida...e eu fui, sem dúvida, uma das atigidas!
    Improvável...talvez, para gente comum.
    Mas Diógenes era tudo menos isso.
    Tem, ainda hoje, alguns seguidores a ladrar por aí.

    ResponderEliminar
  3. Atingidas, é claro. Malditas gralhas.

    ResponderEliminar